Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Criativo Dinâmico vs. Teste A/B

Esses dias estava conversando com alguns amigos designers e copywriters e eles estavam falando sobre um teste que seria feito no facebook ads e que eles precisariam fazer diversos criativos, legendas e títulos, depois de conversar um pouco eu percebi que eles estavam falando de utilizar criativo dinâmico mas não tinham entendido muito bem o conceito em questão e a diferença com um teste a/b.

Resolvi então trazer esse post para explicar a diferença entre criativo dinâmico e teste A/B dentro da ferramenta e quais as vantagens e desvantagens de cada um.

Criativo Dinâmico

Você pode ativar essa opção de criativo dinâmico dentro do conjunto de anúncio e seria como se você estivesse criando um MEGA CRIATIVO.

Como o próprio Facebook explica na central de ajuda:

“O criativo dinâmico usa vários componentes de anúncio (por exemplo, imagens, vídeos, textos e chamadas para ação) e os combina de novas formas para melhorar o desempenho do seu anúncio. Assim, você pode criar variações de criativo personalizadas para cada pessoa que visualizar o seu anúncio, levando a resultados escaláveis.”

Nossa Gabs, então é melhor usar sempre criativo dinâmico?

Calma, pequeno gafanhoto! Essa é uma ótima ferramenta quando você não sabe ao certo qual criativo será mais relevante para o seu público e você tem uma diversidade grande de criativos e copys com um mesmo tema central/big idea.

Mas um ponto importante é que não será muito útil para usar criativos e copys com diferentes chamadas, deixa eu te explicar melhor:

Imagina que você fez um criativo falando de um hambúrguer e um outro falando de pizza, já que no seu restaurante você vende os dois, por isso você tem diversas legendas e criativos que falam de pizza e outros que falam de hamburguer, vamos lembrar que o algoritmo não será capaz de diferenciar o que é o que, e aí poderia acabar acontecendo algo como na imagem abaixo, um criativo que não conversa com a legenda e ai o seu cliente vai achar você está doidão.

Nesse caso, para não acontecer isso, o que você poderia fazer é um conjunto de anúncios para falar de pizza, com diversos criativos e um outro para falar de hambúrguer com diversos outros criativos, assim a ferramenta faria as melhores combinações para o seu público.

Ok, Gabs, mas eu queria saber se meu público prefere pizza ou hambúrguer, o que converte melhor, posso então fazer algumas legendas genéricas e subir artes distintas?

Poder você até pode, mas é de bom tom? Nãooooo pois criativo dinâmico não substitui teste a/b do ponto de vista de aprendizado, o objetivo com criativo dinâmico é fazer um experimento que tenha melhor desempenho mas não o aprendizado que você tem com o teste a/b, que seria uma escolha melhor para esse caso.

Teste a/b

O teste A/B do Facebook permite ser feito vários testes comparativos para entender qual estratégia dá mais resultado. Assim, no nosso exemplo, você poderia testar se com o público engajado há mais conversões com o hambúrguer ou pizza em determinado dia da semana.

Lembrando que você pode testar cinco estratégias diferentes com uma dessas variáveis:

  • Público-alvo
  • Otimização e veiculação
  • Posicionamentos
  • Criativo
  • Conjuntos de produtos

Mas não teste tudo de uma vez, pois se não você nunca saberá o que funcionou melhor. Para explicar melhor trouxe alguns pontos que o Facebook explica o funcionamento dessa ferramenta.

Fonte: https://www.facebook.com/business/news/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-teste-ab

Então quer dizer, que o melhor no nosso caso fictício do restaurante era fazer um teste a/b para decidir se o que era o melhor era o hambúrguer ou a pizza?

Depende, eu sempre falo que antes de iniciar um teste é importante entender o que será testado e porque aquilo será testado.

Por exemplo, se você descobrir que no domingo o que mais vende é pizza (escrevo isso, comendo meu pedaço de pizza que já é tradição aqui em casa no domingo à noite), quer dizer que você não irá anunciar mais hambúrguer aos domingos? Ou melhor, nem vai mais preparar hambúrguer de domingo? Provavelmente não, pois você ainda tem um público fiel que compra hambúrguer de domingo e que faz parte do seu faturamento.

Então o teste em questão não tinha muito propósito para aprendizado e tomada de decisão e por isso não faria sentido.

Quanto custa aprender?

Outro fator importante que eu sempre falo é sobre orçamento.

Quando fizer teste a/b você precisa de dados significativos, ou seja um volume considerável de conversões/tráfego para testar a sua hipótese, caso contrário você pode até ter uma variável campeã naquele período, porém as chances de ser um falso positivo são grandes.

E qual a relação com o orçamento? Para ter essa relevância você precisará tempo e/ou dinheiro tanto para garantir um volume de tráfego ideal para uma amostragem com significância estatística, quanto para cobrir os possíveis testes que o resultado não foi positivo.

Então se você não tiver muito orçamento não faz sentido fazer testes antes mesmo de ter resultados.

Conclusão

De forma resumida:
1. Criativo Dinâmico não substitui o teste a/b;
2. Antes de testar, defina o que será testado e porque será testado;
3. Use criativo dinâmico de forma que as possíveis combinações façam sentido, a máquina não entende contextos, ela realiza cálculos;
4. Caso não tenha tempo e/ou tenha baixo orçamento, não faça experimentos, você pode não ter resultados conclusivos;

É isso, se tiver qualquer dúvida sobre o assunto me manda uma mensagem que eu respondo todo mundo! =)

PS: Falei muito de facebook ads, mas se trata de um fundamento de marketing que pode ser aplicado em outras fontes de tráfego também.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress