Muito se enaltece o crescimento orgânico. Recorrer a posts patrocinados e propagandas impulsionadas é, muitas vezes, criticado por certos coachings por aí, mas… na hora de manter um negócio funcionando, o tráfego pago pode ser um super aliado por ter uma abordagem de marketing mais rápida e agressiva!
Crescer e ganhar confiança no mercado é um processo lento e embora em termos de custo-benefício e durabilidade, um SEO ou uma estratégia mais orgânica seja o recomendado, nós sabemos que investir esse tempo e esse dinheiro todo em algo que só vai gerar frutos a longo prazo pode ser o tempo decisivo para sua empresa quebrar.
A verdade é que o tráfego orgânico é ótimo para a imagem e credibilidade da marca, mas para se conseguir isso é necessário primeiro alcançar a massa. (E quando eu falo massa, pode ser um amplo público de um nicho bem pequenininho). Atingir aqueles que possam se interessar pelo que você tem a oferecer.
Enfim, o Tráfego Pago é como gritar “Eu tô aqui! Olha isso que eu faço!” rs.
É verdade também que postagens pagas sem estratégia e direcionamento podem ser uma grande furada. Afinal, anunciar para o público errado, no momento errado, ou até com uma peça que não comunica direito, é jogar dinheiro fora. É como gritar a plenos pulmões “Olha o X-picanha” numa feira vegana: Você acaba sem voz (recursos), com estoque e gastou seu tempo e dinheiro em algo com 0 conversão.
Isso quer dizer que não vale a pena apelar para anunciar seu serviço ou produto por ai?? Claro que não! Olha aí os carrinhos de lanche, o carro da pamonha, o feirante com 30 ovos por apenas 15,00 reais, fazendo sucesso por todo lado.
As vezes anunciar é tudo o que você precisa para fazer seu negócio girar.
Quando é indicado?
O Tráfego pago é indicado quando você tem clareza do que você quer alcançar e dos seus objetivos: pode ser aumentar o engajamento, aumentar as vendas, passar a ser conhecido. E é importante sempre quantificar essa métricas de forma SMART.
Mas vou trazer alguns eventos que podem ser seu caso e te garanto que vai ser bem estratégico utilizar:
– Nos primeiros meses da sua empresa para que você comece a conquistar a sua audiência
– Depois de um rebranding para que você possa comunicar a nova mensagem para quem já te conhece
– Um lançamento digital (seja de infoproduto ou produto físico) para comunicar a oportunidade para clientes futuros e antigos
– Quando você já está consolidado na sua região mas precisa “furar a bolha”
Nesses casos o tráfego pago é o caminho mais efetivo. É inclusive, uma ótima estratégia para recuperar um investimento inicial, para conseguir público, para que saibam que você está ali e venham até você.
Mas antes de sair por aí clicando em impulsionar postagem ou utilizar o próprio gerenciador…pesquise! pesquise bastante. Estude seu público-alvo, faça um planejamento ou contrate alguém para te ajudar nessa, porque é preciso ter estratégia para que esse investimento traga o retorno esperado e não seja apenas um grito no escuro.
Me chame no WhatsApp que eu te ajudo!
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