Antes de tudo, vou te dar umas diquinhas para que você não perca seu precioso tempo!
1. Não existe um curso que ensine tudo o que você precisa;
2. Existem inúmeras pessoas fazendo conteúdo na internet, escolha as pessoas que você confia em cada área e se guia por isso, se não você vai se perder na internet com tanta informação e tantos “gurus” do marketing;
3. Você não aprenderá sobre marketing na faculdade. Ir para a faculdade não faz mal. Mas nosso sistema educacional, puro e simples, não está ensinando as coisas para tornar as pessoas produtivas no ambiente de trabalho. Preencher a lacuna entre o que você aprende na faculdade e as habilidades para torná-lo produtivo no ambiente de trabalho é com você!
4. Você não aprenderá sobre marketing apensas assistindo/lendo inúmeros cursos e blogs. Em algum momento você terá que por a mão na massa;
5. Para liderar, você vai precisar se desenvolver em soft skills e isso é muito importante, mas não esqueça das hard skills pois você precisará dar suporte técnico para o seu time também;
Plano de aprendizagem – molde-se como um “T”
O mundo do marketing digital é ENORME hoje. É fácil ficar sobrecarregado. Ter um plano e um caminho é muito importante para não se perder.
Aqui está um plano para te ajudar, existem três camadas de conhecimento:
1. Camada de Base: Esses são assuntos específicos que não são de marketing que fornecem uma base para construir. Assuntos na camada base são usados em todos os assuntos nas próximas duas camadas.
2. Fundamentos de Marketing: Esses são assuntos de marketing que você deve saber e que são usados em quase todos os canais.
3. Conhecimento do Canal: A terceira camada é onde você precisará fazer algumas escolhas. Os canais são todas as maneiras diferentes de alcançar seu público. É quase impossível se tornar um especialista em todos os canais de marketing online E manter-se atualizado sobre as últimas mudanças. Cada canal está mudando incrivelmente rápido, além de novos canais surgindo. É por isso que passei a estudar baseado em um plano de aprendizado que se moldará como um “T”.
Vá amplo conhecendo o básico, sobre os canais. Em seguida, escolha ir muito fundo em alguns canais.
Meu plano
Eu adaptei essa imagem e o texto do Brian Balfour e vou trazer ao longo das próximas semanas como tenho estudado cada uma das frentes em questão.
Mas um ponto importante, como eu escolhi me aprofundar em mídia paga e CRM?
Eu confesso que não foi uma escolha consciente, acabou acontecendo comigo, mas por ter facilidade em exatas acabei indo para áreas mais quantitativas.
Mesmo assim, mais recentemente tenho estudado mais sobre SEO e Marketing de Conteúdo para me tornar uma melhor profissional de marketing.
Texto que foi adaptado para o meu contexto e usei como norte para o meu plano de estudo: https://brianbalfour.com/essays/customer-acquisition