É tanta coisa envolvida em administrar um negócio que às vezes você sente que precisaria contratar uma equipe inteira multidisciplinar para dar conta de tudo 24/7?
Se você não dá conta de responder as DMs, e-mails e mensagens no seu Instagram e whatsapp ou precisa urgentemente integrar setores e sistemas do seu negócio, continue aqui que a gente tem a solução!
A automação é o uso de tecnologia para realizar tarefas que normalmente exigiriam intervenção humana. Ela é usada para aumentar a eficiência, melhorar a precisão e permitir operações em grande escala, ajudando a economizar tempo, reduzir erros e aumentar a produtividade.
Esse recurso veio para realizar os trabalhos organizacionais e repetitivos para que sobre mais tempo para você pensar na expansão do seu negócio e também para um tempinho a mais de descanso, afinal você não é um robô mas esses apps são! Então se liga só:
- Responder mensagens automaticamente através de palavras-chave: Você já deve ter se deparado com mensagens de whatsapp ou instagram que pedem para você responder com uma palavras específica, exemplo “EU QUERO” ou de repente um menu numerado.
Esses “gatilhos”, como são chamados, ativam respostas e mensagens automáticas que podem direcionar o consumidor para a ação correta, reduzindo o trabalho e tempo de resposta, o que é importantíssimo quando pensamos em conversão.
Como interage com pessoas que já demonstram interesse na compra, a seleção dos Leads é automática, e como é instantânea as chances de uma conversão imediata se tornam muito maiores.
- Segmentação Precisa da Audiência: A automação possibilita a coleta e análise de dados sobre os interesses e comportamentos dos leads. Isso significa que podem entregar mensagens e conteúdos relevantes e específicos para cada grupo, aumentando a probabilidade de engajamento.
- Organizar tarefas e informar a equipe: Integrar ferramentas de organização com plataformas de postagem, como por exemplo integrar o Trello a um lançamento de vídeo ou a um sistema de mensagens automáticas, ajuda na organização do dia a dia e da equipe, evitando dessincronias nas ações. Organizar plataformas de comunicação interna como e-mail, Microsoft Teams, ou qualquer outro suporte de interação da empresa a ferramentas de organização ou avisos de ações realizadas também são uma ótima pedida para que o time trabalhe informado e em conjunto.
- Comunicação congruente e personalizável
Essas respostas são previamente escolhidas, então você pode pensar na comunicação e em como estabelecer uma conversa objetiva e fluida. Evitando variações que aconteceriam com qualquer ser humano ou até a diferença de atendimento entre um ou mais funcionários.
- Automação entre estoque e pedido de compras
Não preciso nem falar o quanto isso economiza tempo e facilita o dia a dia, né? Evita paralisação ou prejuízos por falta de insumos e é uma tarefa a menos na operação da empresa.
Algumas plataformas de fácil navegabilidade com opções gratuitas ou acessíveis:
ManyChat
É uma ferramenta que cria chats automatizados linkados ao Messenger do Facebook que também se aplica ao Instagram e outras plataformas da Meta.
- Estratégias de marketing para vendas e suporte.
- Canal direto com o usuário e seleção de LEADS.
- Trilhas de mensagens engatilhadas, responsável pelo famoso “EU QUERO”das redes sociais.
Zapier
Cria fluxos de trabalho automatizados (Zaps) mais voltado à integração entre setores. Exemplos: Integração entre Trello e Gmail, Google Sheets e MailChimp, Facebook Lead Ads a pop-ups ou outras ferramentas de automação.
- Integração entre contatos de Leads para todas as plataformas de comunicação.
- Integração interna: avisos de ações ou direcionamentos para toda a equipe relacionados a aplicativos de cronograma, agenda e organização.
- Mensagens instantâneas e direcionadas tanto para setor interno quanto de vendas.
Há muito debate sobre a substituição de funções por soluções digitais.
Muitos ainda veem isso como uma desvalorização do trabalho humano, mas na verdade ele facilita a interação do time, evitando sobrecarga, erros de comunicação e burocracias. Trazendo eficiência e permitindo uma equipe reduzida, mas muito bem coordenada.
Mais folgas, redução de custo, mais chance de crescimento e mobilidade dentro da empresa ( uma vez que todos os setores estão integrados a uma plataforma intuitiva e coordenada), esses são apenas alguns dos benefícios não-óbvios que a automação pode gerar. Com a economia na contratação e treinamento de um novo funcionário você pode investir em treinamentos focados em fidelizar e especializar cada vez mais o seu time por exemplo, assim, terá supervisores e especialistas pensando em inovações, crescimento e soluções práticas enquanto os robôs cuidam do trabalho pesado, repetitivo e organizacional.
A substituição por máquinas já é o futuro. Vem com a gente?