Uma das coisas que eu tenho investido nas minhas campanhas é no tráfego de plataforma, mas afinal o que é isso? Como que faz? É de comer?
Tráfego de plataforma consiste em manter seu usuário dentro da plataforma em que se está utilizando como fonte de tráfego ao invés de mandar a pessoa para fora, como por exemplo uma LP externa, mas afinal por que isso é bom?
As redes sociais querem manter o usuário gastando cada vez mais horas dentro plataforma, então se você utilizar os recursos da plataforma para manter o usuário lá você acaba conseguindo diminuir seus custos para anunciar e criar uma experiência mais envolvente para o seu cliente.
Para exemplificar como fizemos isso, vou mostrar por dentro uma campanha que está em andamento ainda e que já tem sido uma das minhas preferidas até o momento.
O MARAVILHOSO MUNDO DE MACCHI
Essa é uma campanha de lançamento de uma nova coleção da Macchi, com alianças e anéis com as pedras coloridas como no arco-íris.
A Macchi para quem não conhece é uma joalheria moderna, colorida e divertida. Eu sou responsável pelo marketing da Macchi e junto com a Aline elaboramos uma campanha utilizando diversos recursos para manter o usuário dentro do Instagram e ainda coletar lead.
Bora conhecer por dentro essa campanha?
Mecânica da campanha
A campanha consiste em gerar uma curiosidade inicialmente em cima de uma foto que foi postada em preto e branco, e quem quiser ver a foto colorida precisa enviar um comentário falando “EU QUERO” no post.
Ao enviar isso, utilizamos o ManyChat para iniciar um fluxo de conversa via mensagens com o usuário no direct do Instagram, onde já aproveitamos para coletar Leads também.
Na imagem abaixo exemplifico esse fluxo.
Alguns dias depois, enviamos as passagens personalizadas com o nome do usuário pelo e-mail e também mandamos pelo direct do Instagram para novos usuários, para isso utilizamos uma nova imagem como gatilho para enviar o cartão de embarque, conforme a imagem abaixo.
O poder nas mãos dos clientes
Além de manter o usuário dentro do Instagram, mantivemos sempre o mesma temática em todas as comunicações de uma viagem incrível ao MARAVILHOSO MUNDO DE MACCHI. Outra ferramenta que utilizamos, foi decidir o nome das peças via pesquisa nos stories junto com a nossa comunidade.
Dessa forma, o nosso cliente foi aos poucos sendo imerso dentro desse universo e faz parte das escolhas como o nome das peças, ele se sente ouvido e contemplado durante toda a campanha.
Para fazer a imagem personalizada utilizamos o Nifty Images, uma ferramenta para personalizar imagens, com isso, conseguimos causar o sentimento de exclusividade para o nosso cliente, afinal cada um é único mesmo.
Anúncios Pagos
Para que a campanha tivesse um maior alcance e apelo, fizemos campanhas com o objetivo de mensagem no direct, tanto para público quente quanto para público frio, utilizando os mesmos posts utilizados no orgânico.
No Tiktok, infelizmente não temos os mesmos recursos disponíveis ainda, e por isso infelizmente, fizemos uma mecânica de levar o usuário para o Instagram. Mas, assim que tiver a possibilidade, vamos utilizar tudo que for possível para manter o usuário na plataforma e inserir ele como centro da campanha dentro da sua rede social favorita.
Mesmo dessa forma, a live de lançamento vai acontecer, dia 10/09 – ainda essa semana – em ambas as redes sociais – TikTok e Instragram.
E aí, bora para essa viagem?