Seu dia de sorte, eu tenho paciência pra quem está começando.
Quer saber como abrir o seu próprio negócio sem ter que investir rios de dinheiro? A resposta está na internet rs.
Com as redes sociais, plataformas de sites e distribuidoras de infoprodutos, a verdade é que qualquer pessoa pode comercializar seus produtos ou serviços, mas é necessário ter uma boa organização e saber como gerenciar e manter seu empreendimento. Então se você não sabe como começar, vem comigo, que eu vou te dar o passo a passo nesse artigo!
1. Produto
Primeiro defina o que você vai oferecer ao cliente.
- Produto Físico: Se você vai oferecer um produto físico como alimentos, cosméticos ou artesanatos, uma boa saída é trabalhar com encomendas e fabricar sob demanda, assim você evita gastar com armazenamento e corta o risco de ficar com produtos ou matéria-prima encalhados ou parados. Só fique atento ao tempo de fabricação e prazo de entrega oferecido. Gerenciamento de tempo é essencial, principalmente quando a demanda é alta. Calcular gastos com energia elétrica, gás, água e ferramentas envolvidos na produção também é importante.
- Serviços/Produto Digital: Outra boa solução é oferecer produtos digitais como Ebooks, cursos online ou consultorias. Que bom que conhecimento só ocupa espaço na caixola! Caso opte por serviços a domicílio ou em um terceiro espaço é importante orçar transporte e/ou aluguel do espaço para não sair no prejuízo.
2. Taxas e impostos
Tá, tá. Você vai precisar gastar um pouco com a parte burocrática, mas hoje em dia com o MEI é muito mais prático e rápido lidar com a abertura de um CNPJ ou você pode encontrar parceiros que te ajudem nessa jornada.
- MEI: As taxas não são absurdas e o processo é bem tranquilo, você vai poder emitir nota para garantir sua previdência e tudo já vem vinculado ao seu CPF.
- ME em Sociedade : Ter um sócio, alguém disposto a dividir os custos com você pode ser uma ótima saída, mas para isso você terá que entrar com o processo de abertura de uma pequena empresa que tem taxas um pouco maiores. Você pode dividir essa responsabilidade com mais de uma pessoa, só meça bem os prós e contras, vocês também dividirão lucros e gerenciamento, então saber se vocês estão alinhados quanto ao modo de trabalho, metas e objetivos é importante.
3. Definindo seu valor e preço
Preço é diferente de valor. Produtos feitos de modo artesanal ou habilidades e conhecimentos embasados por cursos e certificações têm um valor maior do que meramente o preço de produção + margem de lucro. Produtos muito específicos, nichados, com alta demanda e baixa produção também agregam valor. Faça um balanço honesto dos seus diferenciais para saber cobrar pelo que você realmente entrega.
Ok, negócio aberto. Agora como mantê-lo assim?
1. Conheça seu público
Saiba para quem você estará vendendo. É um nicho específico? Onde seu público está? O que ele está procurando?
2. Tenha estratégia
Elabore metas e objetivos. Onde você quer chegar? Organize um passo a passo e tenha metas e planos realistas para curto, médio e longo prazo.
3. Divulgue! Consiga clientes!
A internet fez o universo digital ser a sua praça, mas é lá que todo mundo está, iniciantes e gigantes competem juntos para divulgar seus negócios e conquistar mais e mais espaço.
A luta não é justa, é preciso se destacar para crescer e se manter. A diferença para o sucesso está quase sempre em um bom marketing. E hoje em dia, muito no marketing digital.
Uma empresa bem-sucedida geralmente conta com os seguintes profissionais:
- Copywriter e Redator: Responsável pela comunicação escrita. Chamadas, e-mail marketing, descritivos de mídias socias, além de roteiros para vídeos e propagandas
- Diretor de Arte: Responsável pela identidade visual. Desenvolvimento de imagem de marca, logotipo, paleta de cores e supervisão de Design de todo material publicitário como posts, interface do site e vídeos.
- Gestor de Tráfego : Coleta dados sobre movimentação e público, sabe o que funciona e o que não funciona em termos práticos, principalmente de anúncios e ads.
- Analista de Business Intelligence: Coleta e analisa os dados, identifica problemas e oportunidades. Além da otimização e automação de diversos processos dentro de uma empresa.
- Analista de SEO: Responsável por fazer sua marca se destacar no algoritmo de diferentes plataformas de forma orgânica. Ajudar a marca a se posicionar em alta nas pesquisas e atingir mais pessoas.
- Social Media: Responsável por gerir e organizar postagens em mídias sociais. Além de responder aos clientes e às vezes finalizar vendas. Deve ter uma comunicação dinâmica e capacidade de sintetização.
- Profissionais de UX- Responsável pela experiência de usuário, ou seja, navegabilidade de sites, facilidade de acesso e compra etc.
- Desenvolvedor Web – Responsável por criar, projetar e manter as próprias páginas, além de facilitar e melhorar a integração com o CRM.
- CMO (Diretor da equipe de marketing) Quem coordena todas as áreas e faz com que tudo se converse perfeitamente.
E agora você deve estar pensando: “Você mentiu para mim…eu estou começando do zero, não tenho como pagar nem ajudante como faço para contratar esse monte de gente!?”
Bom, no começo a gente realmente vai acumulando funções e tentando gerir tudo como dá. O importante é pesquisar e estudar cada função para tentar por tudo em prática com o máximo de eficiência. Hoje em dia existem diversos serviços que oferecem a análise conjunta de diversas áreas do marketing digital em uma única consultoria, então você não precisa ter uma equipe própria e pode ir selecionando as prioridades de acordo com o seu caso e o seu bolso.
Aqui no blog nós temos vários conteúdos gratuitos para você estudar, entender mais para ter autonomia nas suas escolhas, mas se você tiver um dinheirinho separado para investir no seu negócio, eu sugiro fortemente uma consultoria em marketing digital. Principalmente SEO e CRM.
Não sabe o que é CRM? Aprenda mais nesse post aqui: Você sabe o que seu cliente quer? – Dreamcommerce
Afinal, a gente é brasileiro e faz acontecer, mas com uma equipe de especialistas e um investimento estratégico é claro que o resultado é muito mais garantido e o processo muito menos sofrido.