A jornada do cliente não é nenhuma Ilíada, em alguns minutinhos eu te explico tudo sobre o caminho mais aconselhado para uma estratégia de marketing bem sucedida. Vem comigo:
Estamos vivendo em um mundo de muita oferta. Mais um ads ou uma promoção relâmpago não vai te gerar o retorno esperado, a menos que o cliente compreenda a necessidade sobre aquilo que você tem para agregar na vida dele. É essencial para a efetivação da compra, que o próprio cliente entenda o tamanho da necessidade a ser suprida, assim como todos os possíveis desdobramentos e soluções. Só assim direcionamos suas pesquisas ao que nós temos de melhor para oferecer.
Isso não só faz o cliente se sentir no controle de suas próprias escolhas, como também mostra o real valor do seu produto e como ele é a melhor solução para aquela dor. Afinal, você é quem mais entende sobre a sua marca, revelando expertise e entendimento da área de atuação.
Descoberta do problema
Às vezes, a correria do dia a dia nos leva e ignorar certas dores ou não considerar possibilidades que podem nos abrir caminhos. Quais dores seu produto ou serviço vem suprir? Faça posts, se junte a criadores de conteúdo, blogs etc, para gerar essa autopercepção no leitor. Nada muito profundo, se concentre em chamar a atenção e despertar o olhar para o problema. Não mencione ainda marca, produto ou preço. Não é hora para promoções. Esse momento é dedicado para a tomada de consciência do seu público.
Reconhecimento
Depois de uma autoanálise, o cliente realmente percebe que tem essa necessidade e vai buscar mais informações sobre a questão. É nesse momento em que você vai mostrar todo o seu conhecimento da área e apontar possíveis soluções, ainda sem mencionar diretamente a marca. O momento pede por blogs, vídeos ou posts explicativos que se aprofundem na questão. O problema é bem complexo, não há solução fácil … .ou será que há?
E-books, infográficos, masterclasses, ofereça conhecimento em troca de alguma informação. Colete dados de contato, filtre os Leads e entenda quais são perfis de quem se conectou ao assunto. Faça eles se comprometerem ao tema e à pesquisa daquela solução com opções mais personalizadas.
Consideração da solução
O agora Lead, já investiu bastante tempo no assunto e está empenhado a resolver a questão. Aqui você pode começar a mencionar seu produto ou serviço, explicando a fundo o seu funcionamento e como ele remedia todas as necessidades apontadas pelo problema-chave. Não há necessidade de grandes promoções agora. Apenas explique porque o seu produto é a melhor solução para o problema. Investir em feedbacks e depoimentos de outras pessoas é um caminho bastante indicado e com altas chances de conversão.
Decisão de Compra
Você já tem os dados desse cliente e ele já está decidido a resolver essa dor, Talvez o que falte seja um empurrãozinho. Aqui vêm os e-mails, os ads, as promoções, o CTA. Tenha em mente que o algoritmo dele já está engajado a alimentar o tema, então o foco é ser a primeira opção entre os concorrentes. Fique tranquilo, se o caminho até aqui foi bem amarrado, as soluções apontarão para você como melhor opção.
Manutenção
Não desista desse cliente após a compra!
Ele está informado, engajado e criou um vínculo de gratidão pela resolução de uma dor pessoal. Continue atento às suas necessidades, queixas e ambições, mantenha-o informado sobre os valores e ações da sua marca. Agora sim ofereça cupons, vantagens, promova novidades em primeira mão, crie uma comunidade exclusiva etc. Parabéns! Vocês criaram um laço e a sua opinião e sugestão agora tem valor e relevância em meio ao mar de informações da atualidade. O CRM pode te ajudar muito a configurar essa jornada, mas é nessa última etapa que você vai ver quão fundamental é essa estratégia. As vantagens de ter clientes fiéis e engajados são gigantescas! Garanta à sua marca e aos seus clientes atalhos preciosos e vantajosos para ambas as partes na hora de recomeçar o ciclo de compras
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