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NINGUÉM ENTENDE OS GENZs

A geração nascida entre 1995 e 2010 é o reflexo da Era Digital. Entendendo esse público entendemos também o funcionamento da sociedade atual e seus comportamentos de engajamento e consumo. Vale lembrar que conquistar o público jovem é também garantir a clientela do futuro. E que essa galerinha aí é extremamente fiel e engajada.

Os GenZs foram, em sua maioria, criados no ambiente digital. Ou seja: a rapidez, links, acesso à informação, memes, trends e interações online foram naturalizadas como uma parte do mundo e não como um mundo à parte para essas pessoas. No entanto, como cresceram com muitos estímulos o tempo inteiro, aprenderam muito bem a filtrar seus interesses e ignorar tudo o que não lhes chama a atenção de imediato e tudo o que não lhes parece genuíno.

Sabe aquela música que parece muito rápida, até difícil de acompanhar, mas ouvindo lá pela terceira vez, começa a não parecer mais tão rápida assim? Você já ouviu músicas dos anos 50 e achou tudo muito lânguido e devagar? Pois é, a tecnologia nos acelera. A internet à primeira vista é essa terra hiperbólica cheia de informações, conexões e conversas paralelas, mas os GenZs se acostumaram tanto a navegar nesse ambiente que pedem por ainda mais rapidez e praticidade. E a gente que toque conforme a música, não é?

Para essa geração o Google é muito lento. Cada vez mais os GenZs vêm optando e migrando seus mecanismos de pesquisa para plataforma de vídeos rápidos como o Instagram e o Tiktok. Isso mesmo: Buscas são feitas diretamente nas redes sociais, de preferência produzidas por alguma figura ou influencer que valide essas informações com naturalidade e credibilidade.

Tempo é um recurso muito valioso para essa geração. Se a informação não é passada rapidamente, eles vão buscar outro lugar que entregue o mesmo em menos tempo.  Ou seja: sua peça publicitária, sua CTA, sua homepage precisa ser capaz de captá-los em segundos. Precisamente em 8 segundos pela média divulgada pelo Statistic Brain Research Institute.

Se você não é um GenZ e leu esse artigo até aqui, ou se você já entrou no ritmo da internet e pulou para ver somente os tópicos essenciais, aqui vão algumas informações muito relevantes:

Repita comigo: Branding é melhor do que oferta.

O branding é um recurso importantíssimo na era digital. O conceito de conexão se expande também para a visão de mundo deles. Não há peça isolada do contexto geral. Tudo é conectado, tudo significa: imagem sem discurso, sem diálogo, sem identidade, não chega. Eles buscam por honestidade e portas abertas ao diálogo.

Causas Socioambientais

É importante estar conectado e engajado em assuntos políticos. Quando digo isso, não me refiro ao partidarismo, mas em defender uma pauta de importância coletiva, seja sustentabilidade, diversidade, saúde mental, etc. Faça eles terem admiração e respeito pela sua marca. Comece respeitando e abraçando quem você quer ter por perto.

Verdade e consistência

Posts únicos, bonitos e bem editados não captam mais do que likes sem conversões. O consumidor de hoje se envolve verdadeiramente com as páginas da marca. São muito leais e engajados. Mas atenção: para postar com frequência é importante ter a identidade de marca e o discurso da empresa muito bem estabelecidos e consistentes. Na hora de comentar assuntos, escolher participar de trends ou defender uma causa, tenha muito cuidado ou você pode se passar por oportunista.

Captar a atenção:  Hipérbole, Crueza, Autenticidade.

Para captar a atenção não há meio termo. Os GenZs têm senso afiado para perceber edições e aparências falsas. Eles cresceram vendo imagens photoshopadas e editando vídeos. Eles buscam por verdade. É hipérbole ou crueza para eles. Pode parecer arriscado, mas o meio termo no mundo da internet não é uma boa ideia. Há muita concorrência.

  • Hipérbole:

A honestidade pode estar na edição escancarada. Opte por esbanjar em cor, som, edições, efeitos e meta-referências, beirando o surrealismo. Escolha ocupar. Deixe claro, que você quer sim que sua marca seja vista.

  • Crueza:

Opte por uma estética crua e minimalista que consiga passar a mensagem rapidamente e pareça “natural”. Textos ensaiados têm pouca saída com esse público. Vídeos curtos e pouco editados são uma boa pedida, pois chamam a atenção pela movimentação, mas também podem significar um relaxamento, uma pausa de atividades bem-vinda para essa galera superestimulada.

Figuras de Influência

 Essa geração é muito consistente com seus valores, mas não gostam de perder tempo analisando e pesquisando tudo. Por isso, é comum que apostem sua confiança e poder de compra em personalidades da internet com quem compartilham visões de mundo, ideais e lifestyle. Achar um influencer que compartilhe os valores da sua marca para uma collab é uma estratégia maravilhosa! No entanto, um aviso: deixe que eles criem!!! O que os vende é justamente a autenticidade e a validação do discurso, não tente roteirizar a publi. Lembre-se de que essa geração tem um sentido aguçado para tudo o que é ensaiado e engessado.

Diversificar vertentes e brincar com o algoritmo.

Quer atingir perfis diferentes? Está tudo bem usar os filtros do algoritmo a seu favor e criar discursos e peças direcionadas a grupos de perfis diferentes. A comunicação variada é muito bem-vinda e usa os mecanismos da internet a seu favor.Só lembre-se de que no fim, a marca como um todo deve seguir os mesmos valores.

Deu para ver que consistência e identidade de marca são de extrema importância para se destacar sem ser cancelado, né? Trocar e ouvir abertamente seu público nunca foi tão relevante! Precisa de uma estratégia personalizada? A gente te ajuda!

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