Olá, hoje serei seu Hitch e se prepara que o tema é polêmico: O relacionamento cliente-empresa é aberto, por isso a consistência, parceria e diálogo se faz tão importante em sua manutenção.
Xiii, não entende relacionamento aberto? Acho que vai precisar desse artigo aqui: NINGUÉM ENTENDE OS GENZs
Em primeiro lugar, “aberto” não significa que não há fidelidade! Fidelidade é um compromisso assumido por ambas as partes a partir do momento em que um relacionamento é iniciado e varia conforme o que é prometido. A fidelidade cumpre um papel crucial na construção de uma base sólida com seus clientes e é refletida no compromisso deles com você. Se a pessoa segue retornando, é sinal de que as necessidades dela estão sendo cumpridas pelo que você tem a oferecer.
Hoje o conselho serve para PF e PJ. Vem comigo nesse 2 em 1:
Conquistando o Coração do Cliente
- Causar uma primeira boa impressão é fundamental.
- Se você quer mais do que uma compra inicial, procure quem se alinha a você.
- Entenda as dores do cliente. O que ele busca em você?
- Comunique o quanto gosta de ter a pessoa por perto de forma genuína.
Comunicação Contínua
- Mantenha contato regular. Use o CRM para agendar follow-ups, lembrar-se de datas importantes, mandar avisos e informativos.
- Comunique eventuais mudanças. Na forma de pagamento, frete, marca etc.
- Esteja presente na vida dele. Estabeleça e construa uma relação duradoura.
Transparência e Confiança
A fidelidade está ligada à confiança, e a confiança à credibilidade.
- Comunique-se abertamente em caso de atrasos ou imprevistos e dê soluções para cumprir com o que foi prometido.
- Seja fiel a sua identidade, não mude o discurso por oportunismo. Mudanças de visão vão ocorrer dos dois lados, mas lembre-se de que seus clientes se apaixonaram pelo que você já demonstrou ser. Seja transparente e íntegro com os princípios que você atrela à sua marca e mantenha a escuta e a comunicação abertas para identificar mudanças no pensar e agir de quem está com você.
Valor Duradouro
- Não resuma o cliente a uma única venda. Crie uma conexão mútua e potente
- Ofereça valor a quem é fiel a você: descontos, pontos de fidelidade, benefícios ou prioridade de atendimento são bem-vindos.
- Compartilhe e celebre cada conquista em conjunto!
- Surpreenda às vezes! Saia do usual, indique novidades. O que você indica importa para quem vê credibilidade e segurança em você e pode abrir novos caminhos e possibilidades para além do perfil inicial.
- Lembre-se de consultá-lo na hora de testar coisas novas. Faça perguntas.
- Fique atento sobre suas necessidades, lembre-se de datas importantes como aniversário, ofereça praticidade no dia a dia e acompanhe mudanças no perfil de compras.
Feedback e Aprendizado
- Peça feedback regularmente.
- Aprenda com os erros e ofereça soluções. A quebra de confiança pode ser difícil de reparar.
- Aprimore a abordagem de vendas com base nas informações que a pessoa está compartilhando.
- Muita atenção, muito diálogo, muito acolhimento. Jogo aberto é a melhor escolha.
Lembre-se de que o cliente não tem compromisso de voltar, mas pode escolher ser fiel a sua marca por ter em você uma base de confiança e troca. Assim como em um relacionamento amoroso, a fidelidade vai além da venda inicial. É sobre construir uma conexão genuína e duradoura.
Não cristalize a comunicação. Mudanças vão acontecer, você vai mudar, seu cliente vai mudar, o mundo vai mudar. Novas dinâmicas financeiras, de poder e de objetivos podem acontecer. Esteja aberto ao diálogo, a testar coisas novas e principalmente a ouvir o outro lado.
O CRM pode te ajudar em todas as etapas desse processo (pelo menos nas da vida jurídica)
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