Com a vontade de empreender surgem várias expectativas, desejos e busca por resultados. Quem nunca, ao abrir um CNPJ, se imaginou fazendo muito sucesso, abrindo filiais por aí, palestrando, rodando o mundo num jatinho executivo?
Sonhar é importante para nos incentivar a trabalhar duro e batalhar por nossos objetivos, mas às vezes não ter a referência do que são resultados reais pode trazer frustrações e o sentimento de que não estamos tendo êxito no negócio.
Resultados reais são aqueles que podemos ver, medir e mostrar a outras pessoas, então confira aí os resultados de um estudo de Case feito para API em whatsapp:
Este é um estudo de caso da Dream Team Marketing que mostra como o WhatsApp melhorou a captação e qualificação de leads, aumentando significativamente as taxas de conversão.
Metodologia Dados quantitativos coletados antes e depois da otimização das estratégias de comunicação aplicadas. Entre os dados analisados encontram-se número de leads captados e taxas de conversão durante o período selecionado.
Para o infoproduto em questão, coletamos os dados usando o nosso CRM (Active Campaign) e cruzamos com as vendas na Hotmart e GA4 ( Google Analytics 4) para aumentar a credibilidade associada à comunicação da empresa.
Período: Lançamento 1: Set/23
Lançamento 2: Abr/24
O processo de lançamento foi dividido em 3 etapas principais:
Pré-lançamento:
Mensagens personalizadas foram enviadas para inscrição e pesquisa.
Lançamento:
Notificações em tempo real e comunicações personalizadas.
Pós-lançamento:
Comunicação sobre ofertas e bônus na abertura de carrinho.
Coletamos os dados dessas três etapas e usamos UTM em todos os links para tracejar as respostas.
RESULTADOS:
No GA4 tivemos:
– Aumento de receita por conversão de leads
– Aumento de sessões oriundas do whatsapp através de cliques em links de redirecionamento
A utilização estratégica do WhatsApp, com suporte da API oficial, aumentou a credibilidade e eficácia das comunicações, dobrando a taxa de conversão de 1% para 2%.
“AH, MAS DE 1 para 2%? ISSO PARECE TÃO POUCO!”
Aí é que você se engana. Se fosse de juros, estava frito! Mas a notícia é coisa boa:
Isso é 100% de aumento. Além disso, tivemos um aumento de 30% em interações, o que significa que os leads e clientes estão verdadeiramente engajados com a marca e não só recebendo as mensagens ou passeando pelo site sem intenção ou comprometimento. Eles confiam nos links enviados e realmente leem o que estamos mandando para eles. Eles confiam na marca e no que ela tem a dizer!
O estudo desse case destaca a importância de adaptar tecnologias emergentes no marketing de infoprodutos, onde inovação e personalização são essenciais. A estratégia demonstrou sucesso na abordagem e potencial nas tecnologias avançadas de CRM. Recomendamos fortemente essa abordagem de integrar o WhatsApp via API oficial em suas estratégias de lançamento de produtos. Futuras pesquisas podem explorar essa abordagem em diferentes mercados e níveis internacionais, considerando variáveis culturais e de mercado.