Você leu Como virar um empreendedor do zero, sem um tostão furado., entendeu e decidiu pelo seu produto, público, custos etc. Abriu a empresa.
Seu projeto nasceu e agora já está engatinhando, mas em que mundo você o colocou?
Vamos olhar um pouco da perspectiva de fora para entender como é esse ambiente e como interagir com ele de modo a sustentar sua marca e sua sobrevivência. Estamos falando do tão famoso “MERCADO”.
Hoje trago para você as 5 forças de Porter. Uma poderosa ferramenta de análise de mercado.
Rivalidade/ Concorrência.
Ao traçar seu diferencial e escolher seu produto/serviço você deve ter encontrado algum concorrente no mercado. Agora é hora de se aprofundar nesse assunto. Trace seus concorrentes diretos e indiretos. Diretos são aqueles que se assimilam em entrega, qualidade, nome e preço e indiretos aqueles que tem um produto diferente ou oferecem condições diferentes, mas que mesmo assim podem oferecer alguma ameaça ao seu negócio.
Enumere também como essas empresas operam, qual o diferencial e vantagens que elas possam ter em relação a você. Qual é o público deles? Como eles se comunicam? Eles têm vantagens que você não tem? Procure soluções ou brechas para construir o seu cantinho nesse mercado de selva.
Ameaça a novos entrantes
No artigo de Como virar um empreendedor do zero, sem um tostão furado. – Dream Team Marketing (dreamcommerce.com.br) você já se deparou com alguns custos ou taxas para registrar e começar um novo negócio. A verdade é que para uma nova marca se estabelecer em um mercado que já funciona e já gira sem você é um salto gigantesco que vem com certos desafios. Trace seu capital inicial, seu capital de giro e quanto tempo você vai precisar para começar a obter lucros. Não só isso, no começo é importante de fato conquistar seu pedaço do mercado para construir o primeiro reduto do seu império. Estude como estabelecer a sua marca, estratégias de identidade visual e comunicação. Aproveite também o hype do algoritmo ao criar contas novas no Instagram e Facebook. Veja se sua concorrência ou seu meio oferece alguma desvantagem importante ou ameaça em especial para quem está entrando agora no meio. Tente prever instabilidades que possam ocorrer no mercado, como inflação ou mesmo como proceder caso não tenha o retorno esperado.
Produtos substitutos
Nada é insubstituível. Claro que quanto mais diferenciais nós temos em relação à concorrência, melhor. Mas e se no futuro vier um produto similar? E se a concorrência copiar minha ideia e lançar algo parecido? Como agir? Como poderia me destacar nessa situação? E devo dizer que uma das melhores estratégias é fidelizar seu público, então clica aqui no Você sabe o que seu cliente quer? – Dream Team Marketing que a gente te diz como.
Certo, entendemos o contexto em que estamos entrando, agora vamos à possíveis soluções, também prevendo adversidades:
Barganha com o Fornecedor
- Ninguém monta um negócio sozinho, nem que seu parceiro seja uma plataforma digital ou forneça o papel higiênico da sua empresa você precisa contar com alguma fonte externa que escapa do seu manejamento.
O que você procura em um fornecedor no momento? Preço? Qualidade? Disponibilidade? Pronta entrega?
Se você depende de algum insumo muito específico, você precisa ter uma boa relação com esse fornecedor! Você está dependente dele? Você tem outras opções? Como construir uma relação mutuamente satisfatória para os dois lados? Isso impacta na imagem da marca e no preço que você vai repassar para o consumidor final.
Barganha com o Cliente
Aqui entra o conhecimento do seu público. É claro que o que o cliente quer é o melhor em qualidade pelo menor custo, mas você já aprendeu a diferença entre preço e valor. Como conversar e negociar com esse cliente? Como mostrar que o valor do que você oferece realmente vale o investimento? Uma boa estratégia de marketing é o que você precisa para construir essa credibilidade. Se quiser uma estratégia personalizada, você pode entrar em contato com Dreamcommerce, será um prazer aplicar essa e as outras 4 dicas para sua marca.
São essas as 5 forças de Porter. Aqui, trouxe como exemplo um novo empreendimento, mas elas podem ser aplicadas a qualquer momento. Entrou um novo concorrente? A situação do mercado mudou? Os custos mudaram? Você tem um novo produto para lançar e precisa balancear os prós e contras? Dale Porter!
Vá em frente, você consegue desbravar esse mercado
E a gente está com você!
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