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CRM para desentulhar a nuvem

Os motivos para utilizar o CRM nós já te contamos aqui. No entanto, um detalhe importante que ainda precisamos abordar é “Quais dados são relevantes?”

 Afinal, o espaço digital também traz custos.

Cada vez mais pagamos para armazenar dados e informações nas chamadas “nuvens”, mas a falta do espaço palpável, físico, como os espaços em que antes se armazenavam fichas e relatórios nos trouxe um problema: Não vemos a bagunça, mas ela está lá.

Não adianta apostar no CRM e coletar todo e qualquer dado. Sua nuvem vai ficar cheia de coisas desnecessárias, te distraindo de dados importantes. Corre o risco de você perder oportunidades e insights de ouro, por não explorar as informações que estão escondidas fora do seu campo de visão.

Os dados digitais facilitaram muito nosso acesso à informação, podemos saber o que quisermos sobre nossos clientes, seus gostos, interesses, perfil, histórico de compras, classe social e etc. Isso traz personalização, nos ajuda a definir a Persona, nos ajuda a entender quando, como e o que comunicar.

No entanto, poder e precisar são coisas completamente diferentes! Não é porque você pode comer todos os chocolates da caixa de bombons que isso vai ser bom para você. Escolher sabiamente o que vai e o que fica é sinal de maturidade empresarial e estratégia funcional.

 Às vezes não precisamos saber que nossos clientes fazem crossfit. Às vezes essa pode ser uma informação relevante para traçarmos um perfil de lifestyle, uma oportunidade de lançamento ou descobrir uma concorrência indireta. Varia muito de negócio para negócio, não existe um caminho simples que funcionará para todos.

A chave do sucesso é Objetivo. Qual o seu objetivo? Os dados que você já tem apontam para algum caminho potencial? Quais perguntas são importantes de se fazer?

O app de CRM vai fazer o trabalho duro para você, vai escavar os dados, vai manter a comunicação viva, mas CRM não é só um app. Você precisa de estratégia. A Marie Kondo da sua nuvem, precisa saber o que é importante para você e seu negócio.

LEMBRE-SE: CRM deve ser ajustado constantemente.

O passo a passo do CRM funciona mais ou menos assim:

  •  Coleta de Dados:
    • Comece coletando dados relevantes sobre seus clientes. Isso pode incluir informações de contato, histórico de compras, interações anteriores e preferências.
    • Utilize formulários de cadastro, integrações com redes sociais e outras fontes para reunir esses dados.
  •  Filtragem e Limpeza:
    •  Uma vez que você tenha os dados, é importante filtrá-los. Remova informações duplicadas, incorretas ou irrelevantes.
    •  Use ferramentas de limpeza de dados para garantir que sua base esteja atualizada e livre de erros.
  • Segmentação:
    •  Divida sua base de clientes em segmentos com características semelhantes. Isso permite direcionar suas ações de marketing de forma mais eficaz.
    • Escolha seus critérios de segmentação: ex.localização, comportamento de compra, interesses, faixa etária, etc.
  •  Automação:
    • Utilize sistemas de automação de CRM para agilizar processos. Isso inclui automação de e-mails, follow-ups e tarefas repetitivas.
    •  A automação economiza tempo e reduz erros.
  • Análise de Métricas:
    •  Acompanhe métricas importantes, como taxa de conversão, tempo médio de resposta, churn rate (taxa de perda de clientes) e lifetime value (valor do cliente ao longo do tempo).
    • Essas métricas ajudam a avaliar o desempenho do seu CRM e a identificar áreas de melhoria.
  •  Identificação de padrões e tendências:
    •  Identifique padrões e tendências nas interações e comportamentos dos clientes.
    • Veja quais ações estão funcionando e quais precisam ser ajustadas.
    • Otimize suas campanhas de marketing, melhore a eficiência das vendas e antecipe as necessidades dos clientes com as informações descobertas.

Não é porque os dados estão chegando automaticamente que os resultados também vão

Um ficheiro organizado nem sempre vai ter a informação que você precisa, mas o fato de estar organizado facilita na hora de encontrar o que você precisa com rapidez.

Os gráficos e relatórios do CRM te ajudam a identificar dados necessários e descartar o que pode ir embora. “Necessário para quê?”, você me pergunta. É aqui que seu objetivo e estratégia devem estar translúcidos como o mar das Maldivas.

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