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OVERLOAD – ATÉ A NUVEM CHORA QUANDO SOBRECARREGADA

O tema de hoje é a sobrecarga de dados no CRM, quer entender porque a máxima de “quanto mais dados, melhor” é besteira? Vem comigo.

Vamos fazer um exercício:

Imagine que você tem um armário com 500 peças de roupa.
Agora imagina o esforço para manter tudo isso organizado e com acesso fácil e rápido. Mesmo que você seja Marie Kondo, algo vai ficar esquecido no fundo da gaveta. Ou até mesmo na sua frente: identificar qualquer coisa dentre uma massa de opções é extenuante. A quantidade de peças forma uma massa indistinguível, dificultando a visualização. Quais as chances de pagar por coisas que eu já tenho? De pagar por algo que nunca vai ser usado de fato? De precisar arranjar armazenamento extra? E mesmo que eu tenha tudo organizado, fichado, separado… achar algo específico dentre tantas opções leva tempo. E tempo tem custo. 

Imagine querer entrar numa tendência e ter de abrir espaço para uma peça nova. Pode ser um grande quebra-cabeças de espaço físico e de categorização, não é? Tudo isso causa estresse e chamamos essa sobrecarga mental de Overload de informações ou Sobrecarga de Dados Digitais.

Há dois tipos de pessoas, nessa situação:

1. A Ousada: Essa quer inovar sempre, mas perde tempo demais decidindo o que usar todos os dias. Às vezes usa coisas que não conversam entre si, às vezes, muda tanto o estilo que não consegue manter uma personalidade própria, uma assinatura.
Questão: Atirar para todos os lados sem ter uma base, um estilo, é uma boa estratégia?

2. A Tradicional: A sobrecarga da escolha é tanta que usa sempre as mesmas peças, porque são as que estão sempre no campo de visão e de mais fácil acesso. É um comportamento de baixo risco, mas aos poucos as peças que sempre funcionaram ficam cada vez mais gastas e ultrapassadas enquanto o armário, cheio de possibilidades, está lá à toa ocupando espaço.
Questão: Ser reconhecido por ser sempre o mesmo, é uma boa estratégia?

Afinando o CRM:

Agora imagine se você pudesse catalogar todas as peças e cruzar informações para saber quais as peças mais em alta no momento, quais as mais usadas e confortáveis, quais são as peças “coringa” que sempre funcionam, quais são as mais ousadas, as mais diferenciadas, as básicas e seguras….

Talvez fosse muito mais fácil se desfazer dos excessos sabendo que as peças que ficariam seriam as mais “acertadas” e mais versáteis. 

Com as opções à vista fica mais fácil buscar pelo que se procura e distinguir melhor cada opção.

Fica muito mais fácil inovar e testar possibilidades. Os dados também trazem uma noção de identidade, de qual estética é mais sua cara, o que comunica mais sua personalidade. Para os mais centrados e tradicionais, é possível manter peças neutras e explorar pequenos adereços para dar aquele “up” e se destacar. Para os ousados, é possível construir uma identidade com peças base que marquem uma estética e criem uma personalidade marcante. 

Percebe que não falo de roupa? A roupagem da sua empresa é fruto de muita escolha e nossas escolhas comunicam nossos valores e identidades. Criam nossa marca no mundo.

CONCLUINDO COM UMA OUTRA ANALOGIA PARA NÃO RESTAR DÚVIDAS:

Na hora de estudar e ativar o CRM não dá para sublinhar a página toda, quando a gente sublinha e acha que tudo é relevante, nada fica realçado. Daí vem a sensação de sobrecarga. Não só é necessário prestar atenção em tudo, como tudo está em evidência e pode ser importante. Fora o estresse de se concentrar em meio a um enorme bloco amarelo marca-texto, né? E mais:  o gasto de canetinha, para nenhum resultado? O custo disso tudo!

Ao marcar tudo, não se forma marca alguma.
Entendeu como é importante? Quer saber mais do passo a passo? Acesse esse conteúdo aqui que a gente te explica -> CRM para desentulhar a nuvem  E aqui, o brechó das oportunidades: 5 Forças de Porter para fazer a mágica no seu negócio

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