Os tutoriais DIY da internet tiveram seu boom há uma década e ficaram estagnados desde então, mas com esse DIY seu negócio não precisará ficar.
Tenha férias, tenha noites de sono e vida fora das telas sem atrapalhar sua programação de conteúdo e seu índice de entrega! Responda a todos os leads e o direcione em sua jornada.
Você vai precisar de:
- 1 página comercial no Facebook/ Meta
- 1 conta comercial no Instagram
- Ferramenta de automação Manychat
*Atenção! Precisa ser comercial.
Custo: 0- $ 15/mês
Antes de iniciar, certifique-se de ter:
- Objetivo Claro: O que você quer alcançar? (ex.: aumentar seguidores, melhorar engajamento).
- Conteúdo: Postagens, mensagens automáticas, anúncios.
- Tempo e Paciência: Para monitorar e ajustar as automações.
Modo de Preparo:
- Entre no Manychat e selecione a opção Instagram.
- Link sua página do Facebook ao Instagram.
- Selecione a opção “nova automação” no Manychat.
- Escolha para qual post essa automação vai valer.
- Crie workflows para ações específicas: crie respostas à palavras-chaves com informações adicionais e CTAs. Para isso basta ligar os pontos. Funciona para posts, stories e DMs.
Nas DMs você pode criar uma conversa inteira, que já direciona os leads para o CTA específico de cada perfil. Também é possível ter variações de respostas para a mesma palavras-chave, evitando comentários repetitivos
E sabe a melhor parte? Tudo até aqui está no modo grátis!
mas… o que eu ganho com o modo pago?
- Agendar Postagens
- Agende postagens em horários estratégicos, quando seu público está mais ativo.
- Tire férias e viaje mantendo a constância de postagens.
- Interação ilimitada.
- Sim, no modo gratuito, as palavras-chave de um post tem um limite de mil respostas.
- CTAs para fora da plataforma.
- Com os bots gratuitos, você consegue por exemplo, pedir por outro contato como o whatsapp, mas o link só pode ser feito manualmente.
Resultados:
- Eficiência: Automatizar tarefas repetitivas libera tempo para focar em estratégias mais complexas e criativas.
- Personalização: Ferramentas de automação permitem segmentar o público (leia também: NINGUÉM ENTENDE OS GENZs ) e enviar mensagens personalizadas, aumentando a relevância e o engajamento.
- Nutrição de Leads: A automação facilita o acompanhamento e a nutrição de leads ao longo do funil de vendas, mantendo o relacionamento até a conversão. Os links via direct dão um senso de pessoalidade às suas interações e fortalecem a experiência do possível cliente.
- Análises Confiáveis Baseadas em Dados: As ferramentas de automação oferecem relatórios detalhados e análises de desempenho, ajudando a tomar decisões informadas e embasadas.
E pronto! Com esses passos, você terá uma automação eficiente no Instagram que economiza tempo e melhora seus resultados!😊
Claro, caso surja alguma dúvida no caminho, me manda uma DM no insta que eu te ajudo!